Panamérica Transatlântica

PANAMÉRICA TRANSATLÂNTICA é projeto que vem sendo pensado há 4 anos.
A princípio, como desdobramento festivo da comunidade Brachilena, a rede social resultante das conexões Dado/Vivi. A ideia: levar o bonde brachileno ao carnaval carioca, para botar o bloco nas ruas da cidade maravilhosa.

O amadurecimento do projeto nos fez entender que o buraco é mais embaixo. Trata-se de uma ação artística coletiva, intervenção conceitual no Carnaval de rua do Rio.

A partir daí, fabricaremos alegorias, adereços e fantasias. A primeira proposta será a criação – por cada participante – da bandeira imaginária da nação Panamérica. Cada bandeira será utilizada depois sobre a fantasia do folião que a criou. Em conjunto, criaremos a bandeira que será o estandarte do bloco.

O repertório contará com clássicos do carnaval brasileiro, mas também com canções tradicionais de países latino-americanos. Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e México estarão representados.

2

O bloco se concentrará na Praça Paris, na segunda-feira de Carnaval. De lá, fará o trajeto até a avenida Chile, dispersando-se em uma área próxima ao desfile do Cacique de Ramos.

PANAMÉRICA: bloco carnavalesco conceitual, intervenção urbana, projeto coletivo, cúpula de comunidade virtual. Navio imaterial, nação inventada, comuna libertária. A criação de um espaço. Resistência e flexibilidade. A associação entre arte e loucura. Participarão do desfile e das atividades correlatas – oficinas, ensaios – usuários do Pinel, integrantes do tradicional blocoTá Pirando, Pirado, Pirou.

Ativistas do carnaval carioca aderiram ao projeto, entusiasmados pela ideia: Alexandre Ribeiro, coordenador do Tá Pirando, Pirado, Pirou, ofereceu a infraestrutura de seu bloco – espaço de ensaio, de produção de objetos e adereços, e talvez a base musical da bateria; Gustavo Pacheco, outro notório folião, irá contribuir na pesquisa do repertório; e a parceria com o bloco Ecce Homo, do poeta Pedro Lago, está em negociação.

Equipe

Dado Amaral

Viviana Méndez Moya

Pablo Schalscha

Bastien Gallet

Martin Bakero

Marta Rodrigues

Gabriela Paschoal

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s