Panamérica Transatlântica/ Rio de Janeiro 2019

PANAMÉRICA TRANSATLÂNTICA é projeto que vem sendo pensado há 4 anos.
A princípio, como desdobramento festivo da comunidade Brachilena, a rede social resultante das conexões Dado/Vivi. A ideia: levar o bonde brachileno ao carnaval carioca, para botar o bloco nas ruas da cidade maravilhosa.

O amadurecimento do projeto nos fez entender que o buraco é mais embaixo. Trata-se de uma ação artística coletiva, intervenção conceitual no Carnaval de rua do Rio.

A partir daí, fabricaremos alegorias, adereços e fantasias. A primeira proposta será a criação – por cada participante – da bandeira imaginária da nação Panamérica. Cada bandeira será utilizada depois sobre a fantasia do folião que a criou. Em conjunto, criaremos a bandeira que será o estandarte do bloco.

O repertório contará com clássicos do carnaval brasileiro, mas também com canções tradicionais de países latino-americanos. Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e México estarão representados.

2

O bloco se concentrará na Praça Paris, na segunda-feira de Carnaval. De lá, fará o trajeto até a avenida Chile, dispersando-se em uma área próxima ao desfile do Cacique de Ramos.

PANAMÉRICA: bloco carnavalesco conceitual, intervenção urbana, projeto coletivo, cúpula de comunidade virtual. Navio imaterial, nação inventada, comuna libertária. A criação de um espaço. Resistência e flexibilidade. A associação entre arte e loucura. Participarão do desfile e das atividades correlatas – oficinas, ensaios – usuários do Pinel, integrantes do tradicional blocoTá Pirando, Pirado, Pirou.

Ativistas do carnaval carioca aderiram ao projeto, entusiasmados pela ideia: Alexandre Ribeiro, coordenador do Tá Pirando, Pirado, Pirou, ofereceu a infraestrutura de seu bloco – espaço de ensaio, de produção de objetos e adereços, e talvez a base musical da bateria; Gustavo Pacheco, outro notório folião, irá contribuir na pesquisa do repertório; e a parceria com o bloco Ecce Homo, do poeta Pedro Lago, está em negociação.

 

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s